A festa do 14 de julho na França é a principal data comemorativa e o principal feriado nacional. Festeja a queda da bastilha em 1789 e uma série de acontecimentos que derrubaram a monarquia instalando "La republique!".
Por toda França ocorrem bailes, iluminações especiais e queima de fogos. Inclusive, o pétard (bombinha) so é liberado neste dia e a criançada faz a festa. De casa e pelas ruas so se ouve o barulho de fogos estourando. Imagino o quanto os idosos daqui (que são muitos) devem odiar. Acho que é por isso que a maioria vai viajar justamente nesta época, quando inclusive os aeroportos, estações de trem e estradas ficam agitadissimas. A evasão da cidade pelos moradores locais em férias, o cheiro do ar quente, os fogos estourando, a alegria, a temperatura, tudo me faz lembrar a nossa época de ano novo, o verão. Para que vocês entendam, é mais ou menos este, o clima em Paris ao dia 14 Juillet, so que ao invés de comemorar ano novo eles comemoram a republica.
A bandeira nacional esta por todos os lados e a armada nacional monta stands de demonstração, permitindo a população conhecer o funcinamento de parte do seu arsenal. Os jatos da força aérea impressionam com os seus vôos sincronizados e suas turbinas ensurdecedoras. Os helicopteros de combate, em maior numero, fazem lembrar a musica do pink floyd. Eh bonito pra caramba e se cria um ambiente de patriotismo e poder bélico. Para os franceses é um grande momento.
Os desfiles ocorrem pela manha bem cedo, igual no Brasil quando comemoramos o 7 de setembro, e como resolvi ir pedalando até a Champs-Elysées, quando cheguei la não tinha muita coisa para fotografar. Mesmo assim, pedalando, o dia foi bem legal e pude passar pelos principais pontos da cidade, que esta lotada de turistas, fervendo de gente de todo mundo.
O dia realmente é especial, e o ponto alto da festa é durante a noite quando os shows começam a partir das 19hs e depois uma grande queima de fogos. O palco principal foi montado no jardim da Torre Eifel, de onde tirei esta foto antes das apresentações. Alguns segundos depois de fotografar, ouvi um barulho de gente gritando e correndo, um clima de pânico e esteria. Na hora, por um instate, achei que era briga, pancadaria.......pensei, "ih fudeu, pode ser arrastão também". Depois vi que os seguranças tinham liberado a area proxima ao palco e a moçada estava apenas correndo para pegar o melhor lugar. "Preocupações da terra natal, fica tranquilo".
Queria que vocês sentissem a satisfação daquele momento. Conforto desfrutado ali por milhares de pessoas que mesmo num lugar publico e LOTADO, estavam na maioria deitados sobre a grama, brincando com suas familias, amigos. Fazendo pik-nik, bebendo, cantando, celebrando e curtindo o dia.
Kilometros depois de sair da casa, algumas fotos batidas e varias calorias perdidas, retornei. Apesar de ter saido sem mapa e sem medo de me perder, cheguei são, bronseado e salvo em casa. O verão finalmente chegou por aqui e chegou para valer. Ta muito quente! Estranho é sentir o clima do verão numa época diferente da habitual (no Brasil faz frio), é como um fuso horario do clima, mas não ha o menor problema nisso....rs, verão é bom em qualquer lugar do mundo (eu disse bom, não melhor).
Au revoir.