Denominado Grenelle de L'environnement, a rodada de negociações entre as principais entidades do pais (ONGs, Epresarios, Associções Civis, Estado e Sindicatos de empregados) teve por objetivo assinar acordos e definir pontos que vem sendo discutidos em conjunto desde Julho, determinando medidas concretas focados em ações. Tendo a cifra de 20% de redução no consumo como meta estipulada até 2020.
Agir, esta sendo a palavra de ordem principalmente "porque nossos vizinhos estão a nossa frente" de acordo com as lideranças francesas. E é verdade ! Na Alemanha, não separar o lixo acarreta multas pesadas e assim como na Inglaterra, ja foram entregues os primeiros bairros ecologicos, onde as residencias são auto suficientes energeticamente e tem na reciclagem, nos espaços verdes e na educação ambiental em escolas, uma regra.
Dentre as medidas discutidas estão alterações nos trasportes, industrias, construção, residências, agricultura e proteção a fauna.
Fiquei contente em perceber que nada do que eles falam é novidade para mim como brasileiro. Ja conheço boa parte de muito do que se tem dito, mas a diferença é que eles estão partindo para ação, ao passo que na maior metropole brasileira (SP), a unica iniciativa ecologica praticada (perceptivel) até o momento vem dos empresarios de reciclagem, que fazem isso motivados pelo lucro, não que seja isso um problema mas onde estão as iniciativas do governo (1 bilhao gasto no Tiete para ter ZERO de oxigênio, que triste) ?
Esta semana assisti o filme "Un jour sur la terre". O documentario da uma volta no planeta mostrando a rotina de animais em diferentes pontos do globo e os impactos do aquecimento em suas vidas. Comovente o que esta acontecendo com o urso polar, que ja não tem mais ilhas de gelo para repousar das longas jornadas a nado, o que faz com que se cansem demais. Um detalhe simples que esta diminuindo radicalmente a quantidade da especie e que ao ritmo que vai, entrara em extinçao até 2020. Sai do filme com raiva do ser humano, que como o Mr Smith disse em Matrix, tem o comportamento de um virus.
Au revoir.