samedi 14 juillet 2007

14 de Julho. A França ferve mais uma vez.

A festa do 14 de julho na França é a principal data comemorativa e o principal feriado nacional. Festeja a queda da bastilha em 1789 e uma série de acontecimentos que derrubaram a monarquia instalando "La republique!".
Por toda França ocorrem bailes, iluminações especiais e queima de fogos. Inclusive, o pétard (bombinha) so é liberado neste dia e a criançada faz a festa. De casa e pelas ruas so se ouve o barulho de fogos estourando. Imagino o quanto os idosos daqui (que são muitos) devem odiar. Acho que é por isso que a maioria vai viajar justamente nesta época, quando inclusive os aeroportos, estações de trem e estradas ficam agitadissimas. A evasão da cidade pelos moradores locais em férias, o cheiro do ar quente, os fogos estourando, a alegria, a temperatura, tudo me faz lembrar a nossa época de ano novo, o verão. Para que vocês entendam, é mais ou menos este, o clima em Paris ao dia 14 Juillet, so que ao invés de comemorar ano novo eles comemoram a republica.

A bandeira nacional esta por todos os lados e a armada nacional monta stands de demonstração, permitindo a população conhecer o funcinamento de parte do seu arsenal. Os jatos da força aérea impressionam com os seus vôos sincronizados e suas turbinas ensurdecedoras. Os helicopteros de combate, em maior numero, fazem lembrar a musica do pink floyd. Eh bonito pra caramba e se cria um ambiente de patriotismo e poder bélico. Para os franceses é um grande momento.
Os desfiles ocorrem pela manha bem cedo, igual no Brasil quando comemoramos o 7 de setembro, e como resolvi ir pedalando até a Champs-Elysées, quando cheguei la não tinha muita coisa para fotografar. Mesmo assim, pedalando, o dia foi bem legal e pude passar pelos principais pontos da cidade, que esta lotada de turistas, fervendo de gente de todo mundo.
O dia realmente é especial, e o ponto alto da festa é durante a noite quando os shows começam a partir das 19hs e depois uma grande queima de fogos. O palco principal foi montado no jardim da Torre Eifel, de onde tirei esta foto antes das apresentações. Alguns segundos depois de fotografar, ouvi um barulho de gente gritando e correndo, um clima de pânico e esteria. Na hora, por um instate, achei que era briga, pancadaria.......pensei, "ih fudeu, pode ser arrastão também". Depois vi que os seguranças tinham liberado a area proxima ao palco e a moçada estava apenas correndo para pegar o melhor lugar. "Preocupações da terra natal, fica tranquilo".
Queria que vocês sentissem a satisfação daquele momento. Conforto desfrutado ali por milhares de pessoas que mesmo num lugar publico e LOTADO, estavam na maioria deitados sobre a grama, brincando com suas familias, amigos. Fazendo pik-nik, bebendo, cantando, celebrando e curtindo o dia.

Kilometros depois de sair da casa, algumas fotos batidas e varias calorias perdidas, retornei. Apesar de ter saido sem mapa e sem medo de me perder, cheguei são, bronseado e salvo em casa. O verão finalmente chegou por aqui e chegou para valer. Ta muito quente! Estranho é sentir o clima do verão numa época diferente da habitual (no Brasil faz frio), é como um fuso horario do clima, mas não ha o menor problema nisso....rs, verão é bom em qualquer lugar do mundo (eu disse bom, não melhor).

Au revoir.

mercredi 11 juillet 2007

Jeito Francês - alguns comentarios

Sabe aquele sujeito (ele ou ela) que é legal, sabe conversar, tem um certo humor, mas quase sempre esta de cara fechada e pronto para te questionar, contrariar ? Então, este cara na outra vida deve ter sido francês.

Sabe quando você faz um comentario so para ser simpatico e ouve da outra parte uma resposta bem desinteressada, que faz você se arrepender de ter tentado ser simpatico ? Então, aqui, não precisa fazer social nenhuma pois quanto mais pratico você for mais querido você é (respeite apenas o basico das regras de cordialidade).

Sabe aquela pessoa que você tem que pensar antes de falar qualquer coisa, mesmo que seja um papo qualquer, um assunto corriqueiro ou so para fazer rir, descontrair, quebrar o gelo ? Então, aqui, não recomendo fazer isso pois com certeza se falar com um francês algo que ele não veja sentido, ele vai te contrariar e ai você vai perder um tempão explicando o comentario, ai ja perdeu a graça.

Sabe quando você acorda querendo ficar calado e não falar com ninguém mas você não esta na sua casa e precisa se esforçar para ser simpatico ? Então, aqui, você não precisa falar nada para ninguém pois se quiser ficar mudo com a cara fechada, ninguém vai achar que você esta mal humorado. Seja mal humorado a vontade, não sorria amarelo, não tente ser agradavel, não se preocupe e diga apenas e nada mais que um bonjour. Não vai pegar mal, fique tranquilo.

Se me pedirem para definir o temperamento de um francês em palavras, diria: objetivo, fechado, racional, personalidade, patriota, fumante, intelectual.
Aqui, um temperamento bastante apreciado é o que eles chamam de Caractèr. Significa temperamento, personalidade. A pessoa tem que ter caractèr. Basta ver que um dos maiores idolos da França foi o Napoleão, que tinha um gênio do cão, queria dominar o mundo, não dormia nunca e tinha um ego do tamanho da amazonia. Uma pessoa antipatica como a Marta Suplicy, por exemplo, faz o tipo deles.
De certa forma, acho algumas destas qualidades muito produtivas, principalmente quando se fala em administrar empresas, projetos e paises mas quando falamos de dia dia, pessoas, relacionamentos, hummmm, melhor ser mais flexivel. Eles pensam demais, discutem tudo demais, complicam demais. São muito politizados mas também são muito depressivos. Reparem na quantidade de cigarros consumidos e o habito, declarado "saudavel", de beber vinho todo dia (não falo de um calice, bota varias garrafas nisso), ou numero de pessoas que se anunciam em revistas para poder conseguir uma companheira(o) e ainda o apego a cachorros e bichos de estimação (não são da familia, são A familia).

To achando que este jeito se deve ao excesso de cultura e intelectualidade. Para todo lado que você olha, vê gente lendo. Diariamente vejo gente lendo e andando ao mesmo tempo, lendo enquanto anda (é sério). A média de leitura do francês é de 7 livros por ano. Conheci um cara que lê 16. Comentei com uma aposentada, que conheci um cara que lia 16 livros, ela deu risada e falou que lia 18. Neste sentido, tenho a França como um extremo, mas não como um exemplo a ser seguido.

No Brasil, sempre "invejei" esta conquista francesa, mas agora, fico me perguntando, se com tanto tempo dedicado a leitura, eles conseguem fazer churrasco com amigos, se eles se envolvem em trabalhos sociais (não muito pq o Estado da tudo), se eles batem papo com o vizinho, se eles celebram datas com amigos, se eles cuidam dos netos ou ligam para os parentes.

Adoro ler, e que bom seria se o Brasil fizesse menos festas e tivesse a metade da média de leitura daqui e ainda continuo admirando a marca deles, mas compartilho da opinião de que tudo na vida em exagero não faz muito bem, inclusive ler. Acho que ficar tanto tempo entretido com isso, durante tanto tempo na vida.....não não, melhor sentir o calor das relações mesmo que muitas vezes frustrantes.
Vale lembrar que nossa média é de dar pena: 1,8 por ano. Mas, ja foi pior, estamos melhorando.


Acho que o que temos de sobra eles tem de menos e vice versa.

Au revoir.

samedi 7 juillet 2007

ARC - Praticando francês e aprendendo o mundo.

Salut mes amis !

No final da segunda guerra, objetivando aproximar os jovens da Alemanha e França, foi criado por um jesuita, le Pére de Boumont, o ARC - Cercle International. O intuito era ensinar o francês para os alemães e criar vinculos de amizade entre os jovens dos dois paises.

Passados 50 anos, a guerra acabou e as relações entre as duas nações vai muito bem, mas os estrangeiros que buscam conhecer o idioma não são somente da Alemanha mas de todo o mundo.
No porão da Igreja de Sant Michel des Prés, os velhinhos voluntarios responsaveis pelos dialogos com os estudantes, ocupam pequenas mesas com 6 pessoas.

Nos dialogos entre os estudantes, discutimos todo tipo de assunto e podemos conhecer a cultura de diversos paises.

Numa de minhas visitas, sentei com um cara do Ouzbékistan, que pretende fazer Ciencias Politicas aqui na França e descobri a explicação para a maioria dos paises da Asia Central terminarem com ISTÃO (Afeganistão, Paquistão, Ouzbequistão, Casaquistão etc). Disse o colega, que no passado, um rei muito poderoso, deu um quinhão de terra para cada um de seus filhos, que não eram poucos. Os filhos batisaram suas terras com os seus nomes no começo e homenagearam seu pai com seu nome no final. Afegan (nome do filho) istão (nome do pai). Alias, pensei que o cara deste pais era chinês. Ele tinha olho bem puchado. Falei que ele parecia oriental amarelo (chinês) e acho que ele não gostou muito. Bem, eu também não gostaria se alguém me dissesse que eu pareço um argentino. Também conheci uma Turca, estudante de Direito Internacional. Disse para ela que no Brasil, quando queremos dizer que alguém é mão de vaca, chamamos de "Turco". Ela descordou veementemente da classificação de suvinas e disse que no Brasil não tem muitos Turcos pois eles sempre migram para a Europa não para a América do Sul. O pior é que ela tem razão pois generalizamos e chamamos de Turcos os imigrantes do Libano. Aqui na Europa, quem tem fama de mão de vaca são os escoceses. Noutro dia, a orientadora do grupo, Madame Marie-Eivre, uma francesa de 70 e la vai pedrada, super sorridente, historiadora da arte, aposentada, ficou indignada por eu não saber o nome do escultor do nosso cristo redentor. A "filha da mãe" sabia tudo de arte barroca, Minas Gerais, Aleijadinho, e conhecia muito bem nosso pais, tendo passado inclusive um mês viajando pelo centro e sudeste do Brasil. Ela disse que Paul Landowsk foi o escultor responsavel pelo Cristo e também pela estatua do padroeiro da cidade de Paris, le Sant Genevieve, que alias, ainda preciso conhecer. Com um colombiano, descobri que o pais dele é a democracia mais antiga da américa do sul. E por ai vai.......Em algumas visitas, foram muitas as aulas de cultura geral.

Nosso pais é muito querido nesta instituição, e de acordo com os orientadores (aposentados voluntarios muito simpaticos), "o Brasil esta invadindo a França". E é verdade, tem brasileiro por todo lado e penso que isso demonstra como nosso pais esta evoluindo com brasileiros se desenvolvendo, buscando evolução e experiências fora de casa (muitos estudantes universitarios, muitos fazendo pos graduação, MBA, muitos operarios).

Em março deste ano, quando a instituição ARC completou 50 anos de existência, os frequentadores brasileiros organizaram uma bela apresentação de capoeira que marcou época e é muito citada quando se fala de Brasil. Todo mundo AMOU, SUCESSO TOTAL !!! "La capoerra du Brésil est fantastique!!!".
Se você estiver por Paris, por um dia ou varios meses, e desejar praticar e aprender um pouco do idioma ou simplesmente conhecer um exemplo de humanidade que muda a vida de muitas pessoas, visite o ARC, você vai gostar muito. O acesso é gratuito pagando-se um valor simbolico de 10€ por ano, voluntariamente.

ARC - Cercle International
De segunda a sexta - 14 as 19 hs.
Local: 5, Rue de L'Abbaye, 6°Eme, ao lado da Igreja de Sant Germain Des Prés.

Bisous.
Luiz.

mardi 3 juillet 2007

O Louvre

No dia primeiro de todo mês a entrada nos museus nacionais da França é gratuita. Neste dia um, resolvi ir ao Louvre, considerado por muito franceses, o simbolo da França.
O museu é muito muito grande e para percorrer todas as diversas galerias, tem que estar bem disposto não so pelo tamanho do lugar como também pela quantidade de gente que circula. Andar no Louvre num final de semana é a mesma coisa que andar na 25 de março no natal. Milhares de pessoas querendo conhecer algumas das obras mais famosas do mundo, entre elas, a de valor incalculavel, Geoconda ou também conhecida como Monalisa.

Mesmo para quem não entende nada de arte, o programa é interessante pois tem quadros e esculturas com desenhos muito bonitos e de todas as cores, esculturas e obras de todo o mundo e de todas as épocas e você também encontra familias e tipos também de todo o mundo, uma verdadeira babel.

Curioso era a luta ingrata dos guardas tentando proibir as pessoas de tirarem fotos das obras mais valiosas. Pas photo!, pas photo! (foto não), e a quantidade de gente para ver a Geoconda, principalmente de japoneses (apaixonados por ela, ninguém sabe o porque, talvez pelos traços orientais - alias ha quem diga que a pintura é de um homem).
La, eles alugam aparelhos com fone de uvido que dão orientação sobre as obras. Coloque os fones de ouvido e siga o trajeto determinado aprendendo detahes sobre cada pintura. Tem até um guia eletrônico voltado para as obras do livro do Daniel Brown (Codigo Da Vinci) e por onde o mocinho da historia passou.

Outra dica é entrar pelas portas laterais que não tem filas enormes como a principal, sob a pirâmide de vidro . Peguem o mapa do museu e o sigam a risca para não se perderem e correrem o risco de não ver tudo. Também cheguem, antes das 11 hs.















Au revoir.

Transportes Publicos.

Transporte aqui é algo que funciona. Para ser perfeito so falta ser de graça.
A linha mais antiga, tem mais de 100 anos e a mais nova, totalmente automatizada, apenas nove, ou seja, o sistema de transporte não para de evoluir. Inclusive inauguraram no dia 22 uma nova estação numa linha antiga. Não existe déficit de transporte e na minha opinião, ta até sobrando. Além do Metro, tem Ônibus, Trem, RER e Tramway (como um onibus sobre trilhos). Aqui eles fazem uma distinção entre trens chamando uns de Trem e outros de RER (erre o erre), a diferença entre um e outro esta no fato do primeiro ir para outras cidades proximas enquanto que o segundo, faz ligaçao entre banlieues (bairros periféricos) passando pelos centros, mas para vcs entenderem, são como trens.

Para usar, você precisa comprar um bilhete que pode ser por viagem ou por tempo, sendo que nos dois casos (viagem e tempo), ainda existe a divisão de zonas. Eu por exemplo, compro um bilhete com duração de um mês que pode ser usado ilimitadamente para todos os transportes (Bus, metro, trem, RER, tramway) e alcança 3 zonas. Caso eu precise ir a zona 4 tenho que comprar um bilhete complementar. Pelo criterio de tempo, pode ser para um dia, uma semana, para um ano. Tem para todas as necessidades e bolsos. Pelo meu bilhete pago €69.00, por exemplo.
Aqui não existe cobrador e o sistema é "na confiança". Você pode entrar direto no onibus sem validar nada, mas tem uma maquininha onde devo inserir meu bilhete (se ele for para uma viagem apenas) para autenticação mecânica de hora/minuto. Nos trens a mesma coisa. No metro existem as catracas, mas se quiser pular, também não tem ninguém para te chamar a atenção, mas se fizer isso, saiba que pode tomar uma multa de €35.00 se algum fiscal te pedir o ticket e você não o tiver. O mesmo no bus e trem. Os fiscais andam em grupos e aparecem do nada nos lugares e horarios mais inusitados, alguns a paisana. Usam paleto verde e são muito respeitados apesar de não andarem armados. Uma vez teve uma guerra dentro da estação porque eles foram aplicar uma
multa num cara de origem arabe e outros que passavam por perto tomaram as dores. A policia foi acionada e foi bomba de gas lacrimogenio para todo lado. A maioria dos cidadãos paga corretamente mas tem muita gente que tira vantagem e vive dando o calote apesar do preço ser relativamente baixo e de haver o risco de levar uma canetada.
Uma coisa que eu gosto é que em todo tipo de transporte sou informado do tempo de espera. No ponto de onibus, além de um painel eletrônico dizendo que o proximo bus chegara em "X" minutos, tenho também um painel impresso com os horarios. Eh bem objetivo e simples. Assim , não ficamos perdidos no ponto na duvida ter ou não mais condução e ter que pegar taxi para ir embora. Independente do lugar que eu estiver, caso eu não conheça a região, basta consultar o mural de horarios, inclusive aos finais de semana, muitas linhas não circulam. Geralmente, eles não circulam apos as 0:35, mas ai entra em sena, os onibus exclusivos da madrugada que fazem trajetos maiores por toda Paris e bairros perifericos seguindo penas nas grandes avenidas. Estes onibus sao identificados com a letra N antes do numero da linha ( ex.N35).

Todos os pontos de ônibus tem um nome e quando você esta dentro do bus, temos a informação num painel, a qual estação você esta chegando. O motorista não precisa ser consultado ("ei seu cobrador, dah pro sr. me avisar qdo chegar perto do sacolão Oba").

Não ha nenhum impedimento de levar cachorros nos transportes e sempre os vejo bem quietinhos de baixo das cadeiras, na coleira. Aqui o comportamento dos cães é algo que impressiona. Nunca vi um cão stressado, briga de cachorro, cachorro tarado, atropelamento de cachorro ou cachorrinho morto na rua. Eles são muito educados, é coisa de louco. Estão sempre quietos e frequentemente soltos andando na calçada acompanhando seus donos. Se for de porte grande, estão de fossinheira mas são sempre sossegados. Ja vi pit bull correndo na rua, pasar ao lado de outra cão e não fazer nada, nem cheirar o outro canino. O problema é que enchem as ruas de merda. Eh coco para todo lado e os donos, nao recolhem as sujeiras pois tem um motoqueiro que passa com um aspirador limpando. Profissão : Aspirador de merda. Engraçado ver ele trabalhando, anda devagarinho, indo sempre nos lugares certos.

Mas, voltando aos transportes, aqui em Paris, eles dizem que se sua vida esta chata, esta Boulot-metro-dodot. Traduzindo, significa algo como viver a vida entre o trabalho, o metro e casa. Uma vida monotona engolida pela rotina, sem acontecimentos. De certa forma, a RATP (empresa autonoma de trasportes parisienses) se empenha em quebrar a rotina do transporte, pois oferece varias opções de ir e vir pois para quase todo lugar que se vai podemos ir tanto de bus como de metro, trem ou tramway. Quando estava em SP, dizia que nosso subsolo tinha que ser cheio de tuneis de metro, mas andar de metro aqui todo dia, e em média umas duas horas por dia, estressa um pouco e é bom poder mudar de vez em quando. Acho que cansa, porque na minha referência de metro paulistano, sempre fazia trajetos curtos que não levavam mais que 30 minutos, tinha um metro limpo e relativamente novo. A linha verde da paulista é otima.

Aqui as estações, são na maioria velhas e sujas, muitas são
fididas, como a Chatelet (equivale a nossa estação Sé), que conecta varias linhas e trens, possui esteiras rolantes de mais de 1km, estão quase sempre lotadas e são de uma impressão cinsenta, apesar de terem azulejos antigos coloridos. Enfim, agente acaba ficando meio cansado. O bom seria se todas as estações fossem como algumas que são tematicas, como a do Louvre que aléem de bonita possui peças egipcias em exposição. Mas os mais importante é que funciona e podemos contar com ele para ir a quaquer lugar.

Quando você pegar um trem RER, preste muita atenção pois muitos deles não param em todas as estações e é importante consultar quais são as paradas e suas direções antes de embarcar, pois estes trens não vão numa linha reta podendo ter varias direções e seguindo rumos distintos em determinadas bifurcações, tudo para abranger o maximo possivel de regiões.

Os ciclistas são muito respeitados e tem ciclovias por toda parte sendo os corredores de ônibus destinados a eles. Como a cidade é plana, é muito facil pedalar aqui e da até para ir ao trabalho pois não se faz muito esforço. Passear de bike em Paris é algo que recomendo para todo turista pois se curte a cidade, as ruas, a brisa parisiense e não apenas as atrações turisticas.
Neste verão, a Mairie (merri – prefeitura) esta lançando o Velib. O Velib é um programa de locação de bicicletas, onde por apenas 29€ por ano, tenho acesso a estacionamentos de bicicletas publicas onde poderei pegar uma e usar durante meia hora e depois entregar numa outra estaçao e pegar outra. Eh tudo automatizado bastando fazer o cadastro e dar um numero de conta bancaria. Muito legal pois contribui para o meio ambiente e saude das pessoas.

Apesar de ter tantas possibilidades de transporte, Paris tem muitos carros e um pouco de trânsito (não se compara a São Paulo). Aqui tem muita motoquinha tipo scooter. Você compra uma zerada com 800€. São de 50 cilindradas e para dirigi-las não precisa de habilitação.
Comprar um carro também é muito facil quando se tem taxas de juros muito baixas e um salario minimo de 1200€. Um Golf geração 3 custa em torno de 15.000€, um carro popular de verdade você acha por 9.000€. Um mini copper zero, 25.000€. Interessante, que nos anuncios de venda dos veiculos, eles estão informando a quantidade de monoxido de carbono emitida por km rodado, tornando-se este um critério de compra. Estranho é o barulho do motor a diesel que não combina com os carrões.

Se no Brasil, existe uma concorrência entre transporte aéreo e transporte rodoviario, o mesmo ocorre aqui entre os aviões e os trens. A Europa tem o TGV
(trem de grande velocidade). O recorde é de mais de 500km por hora. Andei e digo que o negocio é impressionante. Não passamos de 400km pois o trem estava cheio mas mesmo assim, foi bem legal. A estabilidade interna apesar da velocidade, é algo que chama a atenção. Os TGV's ligam as cidades da França entre si e também aos paises da Europa. Para quem visita a França ou a Europa, pegar um TGV é obrigação.

Para terminar :
O metro possui 16 linhas com 297 estações, sendo que 67 delas possuem conexão com outras linhas de metro (mais numeros no wikipedia).
Quando você estiver em Paris, peça na bilheteria de qualquer estação, um mapa das linhas. Eh gratis.
Uma curiosidade meio sinistra, é que todos os lixos do metro e também das ruas, são transparentes para permitir ver o que tem dentro e prevenir assim as ameaças de atentados terroristas.

Um abraço.

Sites para consulta :
http://www.sncf.com/
http://www.ratp.fr/

Integração Brasil França

Desde que cheguei na França fiquei contente em ver como o Brasil é visto por aqui. Reforçando uma impressão que sempre tive, ha uma grande empatia entre os dois paises.
Começando pela entrada no pais que é muito simples para quem quer fazer turismo, sendo o Brasil o unico pais da américa latina que não precisa de visto de entrada. Viajar para França é como viajar para o Rio, basta comprar a passagem. Depois a gosação de alguns franceses que tentam nos "alugar" por nossa derrota em 1998 (se falarem das eliminações de 1986 e 2006, vira briga de rua) onde sou obrigado a lembra-los que temos 5 estrelas na camisa. Ou o sorriso da maioria que fica sabendo estar falando com um brasileiro "brasillien, oui, u lah lah, samba, Un pays tré joli ".
Em 2005, teve aqui o Ano do Brasil na França onde centenas de eventos ocorreram por todo pais, todos focados na divulgação do Brasil, nossa cultura, nossas riquesas, empresas e marcas. Claro que isso nao ocorreu por causa somente das nossas mulatas gostosonas, o lance foi focado mesmo no business, afinal, fica muito melhor fazer negocios com quem conhecemos e este grandioso evento teve esta finalidade. Alias, quem nunca ouviu falar do gringo que pensa ser Buenos Aires a capital do Brasil ??? Este tipo de equivoco não é comum por aqui e alguns conhecem melhor o norte do nosso pais (por exemplo) do que muitos brasileiros. Quase diariamente assisto na TV alguma reportagem sobre Brasil ou outras em que ele é mencionado. Prefiro ver os documentarios (o povo aqui é apaixonado por documentarios passam na TV o tempo todo) onde se dedica um tempão a falar do meus pais.
Estes dias assisti um sobre pessoas que fizeram riqueza nos paises em desenvolvimento e mostraram um plantador de soja do Mato Grosso, noutro, o problema da anorexia aqui na França (e no mundo) e mostraram a historia daquela modelo de SP que faleceu em função disso, noutro um casal de franceses que adotou 5 irmãos de uma vez e todos do Brasil e mostrava eles envolvidos na burocracia e depois as criancinhas crescendo aqui e esquecendo a lingua natal. Depois um sobre o Caprichoso e Garantido no Amazonas e a mobilisaçao de toda cidade para esta festa. A iniciativa do governo brasileiro na quebra de patentes de medicamentos, os protestos pela paz no Rio de Janeiro, a capoeira brasileira praticada na Bahia, a luta do IBAMA e paixão de alguns de seus funcionarios em proteger nossas arvores e nossos animais (12 milhoes sao exportados clandestinamente todos anos e 90% morrem no transporte). Estou falando so de reportagens especiais, matérias que tomam muito tempo no horario nobre. Não falo de matérias de noticiarios ou revistas, como a que li ontem (07 de junho), falando sobre a visita do Lula a India e sua comitiva com mais de 60 pessoas. Nesta reportagem, o jornalista critica a quantidade de pessoas que viajaram as custas do dinheiro publico e esclarece que isso é uma tradição nos paises latino americanos (desrespeito ao dinheiro do contribuinte). Que vergonha !!! Como nossos politicos são despreparados (mas, cada povo tem o politico que merece, mudem as pessoas e os politicos serão outros) !!! mas vamos falar de coisas boas....
Na Virgin, a maior megastore de Paris, uma loja gigantesca em plena Champs Ellysees, que tem tudo que existe em materia de entretenimento cultural no mundo, o Brasil é o unico pais que tem uma seção musical exclusiva para nossos artistas. La, encontramos do pancadão do Funk carioca até Vinicius de Morais passando por nomes como Luiz Gonsaga, Bebel Gilberto, e outros que confeço, nem conheço. Mesmo com a quantidade enorme de extrangeiros que temos aqui, so o Brasil tem isso. Muito legal.

Dos nossos artistas, o mais famoso na atualidade, é mesmo o Seu Jorge. Ele é bem conhecido, tendo propaganda de venda de CD em varios pontos da cidade.
Na literatura, "O Cara" é o Paulo Coelho. Alias varios onibus de Paris tem propaganda do ultimo livro dele. Nas casas de franceses que visitei, ele é presença obrigatoria em todas as estantes. Na sétima arte, o mais comentado é o Cidade de Deus, foi muito visto. Nos esportes, o Rai tem um prestigio fenomenal e sua camisa é vendida ainda hoje nas lojas. Ronaldinho gaucho é sinônimo de habilidade aqui também. Gisele Bunchen, a rainha, tah por toda parte. A marca Natura tah tentando conquistar espaço aqui. Esta a cinco anos no mercado local e tem uma boa fama, e marcar presença na "Meca" da industria de cosméticos não é para qualquer marca, tarefa nada facil. Mesmo assim, estão lutando pelo espaço, e possuem uma loja muito linda no 7éme, o melhor bairro de Paris. Com musicas brasileiras tocando de fundo, a loja esta sempre cheia e possui uma decoração incomum e muito interessante (tudo made in Brasil). Nosso grande arquiteto Oscar Niemeyer foi responsavel por projetos importantes daqui, tais como a sede do Partido Comunista Francês, a Bolsa de Bobigny e o Centro Cultural do Havre. As chinelas Havaianas estao nos pés de todo mundo e para ser legal tem que ter a nossa bandera na tira, inclusive aqui jah tem modelos de Havaianas sendo copiados pela Nike, RipCurl, Adidas etc. (tão pirateando a gente ! Sacanagem ! Manda prender !).
Uma outra coisa interessante é a quantidade de gente usando camisas verde amarelo do Brasil. As vezes tenho a impressão de ter mais pessoas usando elas aqui na França do que no Brasil. Estes dias tava saindo da aula e vi uma senhora meio dondoca passeando com um cachorrinho. Ela tinha maior cara de francesa, jeito e tudo mais, mas estava usando uma blusinha, destas que deixam a barriga de fora e escrito Brasil bem grande. Tomara que ninguem pense que ela é brasileira pois perua daquele jeito vai queimar nosso filme rs.
Usar agasalho, camiseta, boné do Brasil aqui é estiloso entenderam ? Eh fashion.
Uma vez estava indo encontrar uma turma da minha escola, e um brasileiro desceu até a portaria para me receber. So que ele nao me conhecia e tinha apenas a minha descrição (branco, olho claro, alto) e eu liguei dizendo que havia chegado, so que eu estava a uma certa distância ainda. Ele estava na porta, e viu no meio de varias pessoas que saiam do metrô, um cara, com a minha descrição, se aproximar e falou: vamos la Luiz, vamos subindo que tah todo mundo lah em cima jah, eu sou fulano, prazer te conhecer etc etc. E o cara, francês, foi seguindo o brasileiro meio sem entender muita coisa. Eu vinha um pouco atras dos dois e saquei o mal entendido a tempo. Olha que mundo pequeno, o cara era um francês apaixonado pelo Brasil, e falava português pois ja tinha namorado umas brasileiras, conhecia tudo de musica brasileira, estados do Brasil, praias brasileiras, filmes brasileiros e por isso entendeu a abordagem do meu amigo. Ficamos conversando na porta do prédio um tempão e dando risada da enorme coincidência. O nome dele é Laurent (se fala Lorran) e trabalha com produção de comerciais e videos e esta sempre entre França e Québec. Nunca colocou os pés no Brasil mas jura que deste ano não passa. Vai para o RJ e também para o Carnatal (carnaval fora de época potiguar) ainda este ano. Enquanto conversavamos, Laurent soltava umas musicas do nada " doi um tapinha não doi, um tapinha não doi" ou então " martela, martela, martela o martelão", "poeiraaaaa, poeiraaaaa, poeiraaaa levantou poeira". Eu dava risada pois ver francês cantando isso é engraçado. No elenco estelar de artistas brasileiros que ele mais gostava, estavam Chiclete, Ivete e a "conceituadissima" Taty Quebra Barraco.
Ele dizia: eu amo o Brasil. Vocês chegam nos lugares e falam que são brasileiros, vocês tem orgulho disso, um Francês não faz isso! Os franceses pensam que a França é o centro do mundo porque não saem daqui nunca, se conhecerem o Brasil, largam tudo aqui e vão para lah, eu so não vou por causa da violência, o Brasil é muito perigoso. Citou praias de SP, Bahia, ES e outras. O mais curioso de tudo isso é que ele nunca colocou os pés no Brasil.

Temos também as baladas brasileiras aqui. A maioria vende a imagem de tropical, carnaval, samba (aquilo que ja sabemos) conheço uns 10 lugares em Paris entre bares dançantes e botecos, fora lugares que fazem festas tematicas brasileiras (tipo, noite do samba etc) mas tem um que se destaca tendo criado até um selo de gravadora, tamanho o sucesso dos sons que tocam na casa (a Flaflu, que lançou o CDCru, do Seu Jorge). O lugar se chama Favela Chic e sua decoraçao é toda inspirada num barraco de favela e soh toca o melhor do samba rock e velha guarda das favelas cariocas (se é que posso definir assim, cliquem nos discos e vcs verão os musicos). A galera pira !!! Eles até abriram uma filial em Londres. Vale a pena conhecer.

Ao lado, uma barraca num parque que abre somente no verão. Por que o nome Brasil ? Vou perguntar para o Laurent, ele deve saber. rs
Bem meus amigos, a quase três meses aqui, foi isso que notei por enquanto. Mas tem muito mais, o Brasil é lindo e o mundo ja sabe !!!

À bientôt.

Imigrantes e Estrangeiros

A presença de extrangeiros em Paris é muito forte. Como cidade mais visitada no mundo, para todo lado que olhamos notam-se idiomas diferentes. Nos pontos turisticos, transportes publicos, nos restaurantes, enfim, por toda parte.
Frequentemente ouço na barulheira de vozes alguém falando português do Brasil. As vezes sem ouvir, so pelo tipo, ja noto que é da terrinha. Quando dah puxo assunto, quando não, fico apenas ouvindo a conversa. Eh curioso que no meu idioma posso falar qualquer coisa em qualquer ambiente. Ninguem entende nada mesmo. Mas divertido mesmo é estar perto de quem acha que pode falar tudo.
Estes dias tinha dois no metrô falando da mulherada. A cada estação que entrava uma mulher eles faziam um comentario: olha esta, parece a Xuxa. Olha esta, esqueceu a bunda em casa. Aê mano, uma dessas eu não saia de casa nem para comprar cigarro.......e por ai seguiu a baixaria. Estes dois cheguei a conhecer, pois dei bandeira quando comecei a rir. Eram do Amazonas (qq dia conto a historia deles).
Outra vez era um grupo de mulheres falando de um cara com notebook aberto no metrô: olha amiga, se é no Brasil jah tinham assaltado o coitado e levado para o cativeiro (em tom de piada).
O local que eu mais gosto é o Champs Elysees. Eh uma das 12 avenidas que partem no Arco do Triunfo. O lugar é vibrante e tem uma energia sensacional. Muita gente de todo mundo e patricinhas estilo Paris Hilton também de todo mundo. Entao agente olha patricinhas japonesas, patricinhas africanas, patricinha indianas, patricinhas russas. Todas vestidas iguais mas de raças diferentes. Eh bem engraçado.
Os restaurantes colocam as mesas e cadeiras nas calçadas, todas viradas para a rua de modo a fazer da propria rua uma grande passarela, a atração principal. E ai você fica ali, sentado, vendo madames do mundo todo com seus maridos endinheirados, grupos de japoneses em excursão (eles so andam em grupo), mochileiros com suas sandalias, grindos de todo mundo com coletes de caçador e suas maquinas modernosas penduradas no pescoço, executivos, operarios, carrões e carrinhos, gente muita gente.
Mas estes são os estrangeiros bem vindos, aqueles que vem gastar dinheiro aqui. O problema são os estrangeiros imigrantes que vem fugindo da pobresa das ex colonias francesas. Magrebinos, Argelinos, Tunisianos, Marroquinos, Nigerianos, Gaboneses, Mauritaneos, Senegaleses, gente do Togo, Mali, Congo, Gabao e muitos outros lugares. A maioria são do norte e centro da africa. Foram explorados como os brasileiros pelos portugueses so que por um tempo muito maior, então vcs imagiam o estrago em seus paises.
Na verdade, o que incomoda o povo francês não é a nacionalidade mas sim a religião islamica, que ja é a segunda em tamanho aqui. A França tem uma tradição de acolhimento a extrangeiros. Refugiados de guerra, politicos exilados (vide FHC), operarios para reconstrução no pos guerra. Mas quando se trata de receber os mulçumanos, ai complica. Tanto que quase 1/3 dos imigrantes são asiaticos mas ninguem fala ou reclama deles.
As mulheres dos islamicos nao podem trabalhar, e eles podem ter mais de uma esposa. Então, de acordo com os franceses, o imigrante islâmico tem mais de uma mulher, cinco filhos com cada e todos usando do sistema de saude, assistência social, educação etc. A mãe não trabalha mas como ganhou o beneficio da cidadania por ter tido um filho aqui, podera pedir assistência financeira do governo (desde que os filhos estejam matriculados na escola). Além disso, são pessoas de tradições muito fortes. Um b
rasileiro chega aqui e a primeira coisa que faz é comprar produtos, conhecer os habitos, fazer amigos, tomar umas no boteco etc. Os arabes e africanos islâmicos aqui não. Ficam andando com suas roupas diferentes parecendo pijamões com varias estampas e bordados e seus chepeuzinhos andando sempre entre eles, indo a lugares so deles. As mulheres usando burca escondendo cabelo pescoço e as vezes até o rosto. Eles não tem vontade de se adaptar e os franceses nenhum interesse de se aproximar. Some-se a uma economia que cresceu menos do que outros paises vizinhos, ferrou ! Esta montado o cenario para a xenofobia.
Os franceses mais nacionalistas acham que a economia não cresce por causa dos investimentos que deixam de ser feitos em função do estado gastar muito com assistência a imigrantes. Acham que estão onerando a maquina publica. E também reclamam que se tem mais gente para "comer do bolo" o pedaço (beneficios do governo) diminui para quem é nacido aqui e sempre pagou impostos aqui.
A França explorou muito esta gente no passado e muitos dizem que é o preço que esta pagando hoje em dia recebe-los. Eh a lei do retorno.
O presidente eleito, Nicolas Sarkozy, o foi graças ao discurso "anti-imigrante" que fez. O cara é bem pragmatico e linha dura. Naquela época em que estavam atacando fogo nos carros, ele como Ministro responsavel, ao invés de acalmar os animos foi a TV chamar os jovens revoltados de escoria e gentalha da sociedade. Ai a moçada tocou fogo em tudo mesmo.
A Turquia tah fazendo de tudo para fazer parte da uniao européia mas o Sarkosy chega em rede nacional e fala que é totalmente contra a aceitação deles. Nem disfarça não gostar daquele pais, da cultura etc. Eh direto.
Uma das taticas de capturar ilegais dele, implica em convocar os pais de alunos para reunião escolar e quando eles chegam na sala, um policial se aproxima e pede documenação. Se for ilegal, é deportado na hora com filho e tudo. Tambem aumentou radicalmente as multas para quem contrata ilegais, € 30.000,00 por empregado. Levar uma multa destas quebra a empresa, se for um restaurate por exemplo. Por isso que digo para quem quer trabalhar, não venham para ca que as coisas sao muito dificeis para quem não tem cidadania. Se tiver, beleza, vc vai ganhar o seu, do contrario, vai para outro pais, Londres, Australia, EUA onde a politica de contrataçao é mais dinamica. Aqui as leis trabalhistas sao como as nossas no Brasil, muitos sindicatos e aquela coisa toda além da perseguição aos ilegais. Para estudar é muito bom, principalmente se a universida do Brasil possuir parceria com universidades daqui. Para MBA tambem é muito bom pois muitos deles são ministrados em inglês (sobre possibilidades de estudo, falo outro dia).
Hoje eles se dão este luxo pois mão de obra não é mais um problema ja que os paises pobres da união européia estão "invadindo geral" (Eslovenia, Letonia, lituania, Polonia).
O povo arabe aqui esta por toda parte, principalmente jovens. Alguns deles sao bem religiosos mas a maioria nao segue a religião dos pais a risca.

Os jovens filhos de imigrantes tem sérias dificuldades para arrumar emprego em função dos sobre nomes que carregam, é estatistica. Enquanto apenas 10% dos filhos de franceses estão sem trabalho, do lado de filhos de arabes e africanos o numero vai para 30%. O governo diz que é por causa da qualificação mas claro que nao é soh por isso. Penso ser lamentavel tanta discriminação pois para quem olha de fora, como nos olhamos, são todos franceses, e daqui a 100 anos então.........sera tudo coisa do passsado, estarão todos misturados. Preconceito em função de nome, imaginem. Nem para a entrevista você é chamado.
Aqui tem muito brasileiro também. A galera rala muito seja nos estudos ou no trabalho ou nos dois ao mesmo tempo. No geral, somos muito queridos por aqui. Ha um interesse grande pela nossa cultura. Nossa musica, capoeira, dança, paisagens, jeito como povo que somos. Uma cultura que normalmente quem é do sudeste do Brasil nao se interessa muito, diga-se de passagem. Eles gostam do Brasil hoots, do Brasil tropical.
Sobre esta interaçao cultural Brasil/França, conto outro dia. Vocês vão se orgulhar muito.

Au revoir.

lundi 2 juillet 2007

Uma Refeição a Francesa.

Bon jour ! (Bonju)

Em Paris é comum conhecer estudantes de todo mundo que buscam especialisação em culinaria. O curso mais famoso é o de Cordon Bleu onde se paga para estudar por um ano entre 15 e 24 mil euros (tem outros mais acessiveis, é claro). Os franceses dao muita atenção para a culinaria e a forma de comer. Tal como percebemos no Brasil, eles são mesmo uma referencia internacional nisso, e não é a toa.

Por exemplo, num domingo de reunião familiar no Brasil, ficam as opçoes na mesa e cada um vai enchendo o prato.
Arroz, feijao, carne, batata frita, salada e uma farofa por exemplo. No final, uma sobremesa. Outros mandam a salada primeiro e depois o arroz, feijao etc.....e sobremesa. (Salada, prato e sobremesa - 3 etapas no maximo). Em dias inspirados, ficamos no maximo 1 hora na mesa e depois, vamos para a sala. No meu caso, a satisfaçao esta mais na quantidade e na fartura.

Aqui nao. Os caras sao bitolados na forma de comer, principalmente os mais velhos. A impressão que eu tenho é de ser mesmo um ritual. Um ritual familiar diria. Acho bem legal pois se passa mais tempo com os amigos e a familia (e bota tempo nisso).

Tudo começa com um aperitivo para abrir o apetite. Amendoin, batatinha frita, rabanete, torradas, pate etc. Vinho e champagne estão sempre ao lado. As crianças podem beber tambem so que é uma champagne sem alcool especial para elas chamada Champomy.

Em seguida ao aperitivo, partimos para a entrada que pode ser uma salada, uma fruta, ostras. Algo leve e pequeno sempre ( e tome vinho e champangne).

Depois temos o prato principal composto de carne (carne de carneiro é bem comum), peixe ou frango acompanhados de uma guarniçao (purê, arroz, vegetais cosidos ou fritos) ou as vezes soh a carne mesmo, nao tem uma regra tb (e tome vinho e champangne).

Em seguida vem os queijos e aqui tem muitos tipos de queijo. Toda casa tem na geladeira, uma caixa cheia de queijos (roquefort, brie , camenbert, chevres, emmental, reblochon, saint paulin, cantal, comte etc etc - dizem que aqui existe um tipo de queijo para cada dia do ano) é queijo que nao acaba mais (e tome vinho e champangne).
Senti saudades do nosso polenguinho e fui procurar e achei o danado do polenguinho. Aqui a marca é La Vache qui ri (na caixa tem uma vaca com cara de muito louca dando risada e virando os olhos) e vem em pequenos pedaços tb, soh que em formato triangular.

Depois dos queijos, a sobremesa, que são como as nossas de modo geral. Interessante comentar que aqui compro uma caixa de Cornetto, Sniker, Milka etc com 5 a 10 unidades e pago apenas de €2 a €3.

Por fim, o cafesinho.

Tempo para conclusão: 5 horas em tempos de não eleição. Se for epoca de eleição ae so Deus sabe qdo acabara (se discute muito politica por aqui. Discute-se projetos, politicos, partidos, opinioes. Nao se discute a integridade de fulano ou o envolvimento de beltrano num desvio de dinheiro - coisa rara por aqui).

A refeição sempre é contada. O foco sempre é a degustação e não a quantidade. Se acabar, acabou. Não ha constrangimento.
Outra coisa é que ninguém fica insistindo "come mais !!! humm, seu enjoado vc nao gostou da minha comida é ? Comeu tão pouco".

Uma coisa que tem muito aqui é churrasquinho grego. Aqui eles chamam de Kebab e sao feitos pelos turcos, magrebinos, argerianos e outros. Eh a mesma cara daqueles que vendem no centrão de São Paulo e faz maior sucesso por aqui. Seria, comparando, como nosso dogão. Tem por todo lado. Acompanha batata frita e junto com a carne dentro de um pão sirio, vem salada. Mas, o suco nao é gratis que nem no Brasil e o sandubão custa bem mais que 1 real, €4,50. E é boa a gororoba viu !

Acho estranha que quando pedimos um lanche (baguete, paes diversos, qq lanche) o cara enquanto faz e o ageita, mete a mão (sem luva) sem pudor nenhum. Nem disfarça como nossos cozinheiros e atendentes. Eh na caruda mesmo. E depois pegam no dinheiro com a mesma mão e assim segue o ciclo das bacterias. Mas, eu nao ligo muito pra isso, mas tenho muitos amigos e amigas que se afetam com tal imagem. Sem contar as baguetes que aqui todo mundo carrega debaixo do braço (temperinho por conta do cliente) ou carregando como se fosse uma maleta sem qq embalagem apenas um saco ou guardanapo para segurar.

O fato é que com bacterias ou não, ingerindo alcool com a comida e sentados a mesa por horas, aqui em Paris não existe gente gorda. Todo mundo é magro. Claro que tem um gordinho ou outro mas bem menos que no Brasil. Alias, as mulheres sao magras demais. Se nao fossem as extrangeiras, este pais em termos de beleza feminina definitivamente seria sem sal nenhum, sem graça mesmo.

Aqui tem muita gente de origem arabe e africana e sao as mulheres destas origens que dao o toque de miscigenaçao que no Brasil, temos de sobra e conhecemos bem.
Sobre a migraçao e os migrantes, conto outro dia.

Aproveito para agradecer os comentarios. Elogios, criticas, perguntas, todos sao bem vindos.

à bientôt.

Paris - Mitos e alguns assuntos insalubres

Antes de chegar por aqui, o que nao faltavam eram mitos sobre a França. O mais famoso era o de que aqui nao tinha agua e o povo tomava banho uma vez por semana usando muito perfume para combater a catinga braba etc. Grande besteira! Aqui tem agua sim. Para vocês terem idéia, quando as feiras de rua terminam, ninguém varre nada não, vem um carrinho da prefeitura jogando agua e pronto.Tudo novo! Quando esta calor tomo banho como no Brasil, mais de uma vez, e ninguém vem aplicar multa ou chamar nossa atenção (como ouvia dizer por ai). A conta aqui no meu apartamento é incluida no condominio então ninguém controla o consumo dos moradores. Uso agua com conciência e tudo corre normalmente. Vale ressaltar que os cidadaos tem sim muito respeito pelo consumo responsavel, isso é fato, mas nada muito paranoico como se imagina. Desde que estou aqui nunca vi ninguém lavando calçada (coisa comum no Brasil) nem carro com a mangueira ligada. Ou seja, usa-se com responsabilidade e inteligência (meu banheiro nao tem ralo - simbolo de desperdicio - por exemplo) e todo mundo tem sempre. Uma coisa que é suja por aqui é o metro. Nem combina com a cidade tao linda e urbanisada. Nao sei se vcs lembram mas nos desenhos animados e filmes sempre que tem um rato ele é Francês. Sabe porquê ? Em Paris a populaçao é de 2 milhoes de habitantes e estima-se existirem 4 milhoes de ratos. U lah lah !!! como eles dizem. Mas, sujo ou nao o negocio funciona muito bem. Voce pode contar com o mêtro, mas isso conto depois. A mulherada aqui passa ovo no cabelo e frequentemente sinto cheiro de ovo no metro.Ele possui vitaminas muito boas para a cabeleira. Nao sei se é verdade ou nao mas é fato que elas precisam de vitamina pois é muito comum ver mulheres calvas. Isso se deve ao calcario na agua. Este residuo deixa a agua branca e nao é recomendado toma-la da torneira pois da pedra nos rins, mas na hora de tomar banho é ela que se usa deixando a pele bem ressecada. Os metais ficam com uma crosta que so sai com um produto acido que vendem aqui.
Nem filtrando se pode beber pois a retençao do calcario, muito fino, nao é total. Sendo assim, agua para beber é um item obrigatorio nas compras de supermercado. Tem um monte de marcas, baratas e caras.Uma garrafa de 2 lts custa de €0.17 a €1.80. No Brasil achava que agua comprada pra beber é tudo igual mas aqui nao é nao. Agente toma e mata vontade mas sei lah, num mata a sede de verdade, por isso acabamos comprando as mais caras pois as mais em conta nao sao boas. O rio Sena é navegavel e apesar de ser no centro da cidade ele é limpo e num cheira mal, em dias de calor dah vontade de pular nele. Tem gente que pula lah de vez em quando. A agua que usamos vem de lah inclusive. Tem um monte de barco passeando com os turistas indo e vindo todo o tempo. Eh bem bonito. Uma coisa comum aqui é o banheiro separando o chuvero do vaso sanitario. Acho mehor pois duas pessoas podem usar ao mesmo tempo, em compensaçao eh mais facil deixar de lavar as maos depois de usar toilette e eh isso que acontece aqui. Nao lavam as maos depois de usar o banheiroooo. Eh fato. Eles dizem que a pele do bigulin eh igual a pele da barriga, rosto e ateh concordo mas e quando for o numero 2? Outro habito aqui, apesar de ser livre o uso da agua, é o frances nao tomar banho todo dia. Usam mais a toalhinha umida e ducha uma vez por semana. Eh questao de costume, mas nao tiro a razao deles pois aqui o ar é muito muito seco e nao se sente aquela vontade de tomar banho. Mas pra nos latino americanos alem de higiene representa tb um momento de prazer tomar aquela ducha. Aqui nao! Acho que por este motivo não
tem chuveiro aqui, tem manguerinha (que pra gente eh acessorio ai) que se pendura na parede e se faz de chuveiro se quiser. Eh uma ferramenta apenas. Mas, cultura eh cultura, cada pais tem a sua. Alias eles adoram falar mal do jeito que comemos, tudo misturado e de uma vez soh, mas este assunto fica para a proxima.
Au revoair (o revoar).
Até qq hora