Este estilo tem lhe trazido problemas de popularidade que ja caiu 11 pontos desde que ele assumiu o posto a pouco menos de uma ano. O problema esta em grande parte a sua postura nada convencional para um presidente.
Seus defensores dizem que ele se comporta como um ser humano qualquer e que ao contrario de seus predecessores, não se esforça em manter aparências e ter em si toda aquela pompa caracteristica de chefe de estado. Deste ponto de vista, acho bom ele ser o que ele é, autêntico pois tudo que ele faz, outras pessoas comuns fariam. O problema é que em funçao de ter um estilo diferente, seus atos estão sempre nas revistas "Caras" e "Ti ti ti" daqui e ele fica mais exposto pela vida pessoal que pela vida politica. Isso tem cançado os franceses, sempre tão politizados, mas ao mesmo tempo mostra que aqui eles também adoram uma fofoca (como nos, terceromundistas).
Particularmente, sou muito mais o Sarko ao Lula, por um motivo: ele da a cara a bater e nunca vai dizer que "não sabia de nada" como faz nosso barbudo. O Sarko chama a responsabilidade para si.
Mas o que o marrentinho faz para ter esta fama ? Abaixo vou citar os episodios mais conhecidos que fizeram dele a capa de muitas revistas e jornais além de detonar com seu Ibope.
- na época em que era ministro do interior e explodiram nas ruas manifestações por parte dos "excluidos" Sarkozy foi a publico chamar os manifestantes de racailles (racaia). Seria como se a Dima Roussef dissesse que na favela so tem vagabundo. Isso pegou mal demais e nunca atearam fogo a tantos carros como nesta epoca.
- dois meses depois de se eleger presidente, separou da esposa. Vocês ja viram algum presidente se divorciar em pleno mandato ?
- em entrevista ao 60 minutes, programa da CBS americana, chamou a entrevistadora de Imbecil por ela ter feito perguntas sobre seu divorcio.
-bate bocas com cidadaos comuns é uma rotina. Como disse antes, francês tem por esporte nacional ser cri cri, contestador, chato e se no Brasil a primeira atitude de um individuo que esta perto de uma autoridade publica é a de estender a mão e sorrir (na maioria), aqui é de fazer perguntas e debater. Sarkozy comumente encara estes debates inusitados e sempre diante das cameras, tem conversas acaloradas com pessoas comuns. Eu acho o maximo. Dias destes ele estava numa vila de pescadores para discutir soluções para estes trabalhadores que estão vivendo momentos econômicos dificeis , quando do alto de um barco vem um grande grito "cuzããããããooooooooooo". Qualquer politico teria fingido que não escutou, mas o marrentinho não. Parou a comitiva e perguntou quem tinha dito aquilo. Vem aqui dizer isso na minha cara !!!! O pescador afinou quando viu os 532 seguranças atras do nanico.
- a ultima "treta"que tive noticia aconteceu esta semana, na feira agricola de Paris. Andando no meio da multidão do evento, distribuindo sorrizos e cumprimentos, Sarko esbarrou num cara que, diante das cameras, e representando o esporte mais praticada aqui, disse: não encoste em mim, você vai me sujar !!! Agora, o que vocês responderiam a um fdp destes ? Sarko, diante das cameras não pensou duas vezes: Sai daqui seu pobre coitado.
Numa época de queda de popularidade e num pais que tem horror a lideranças esnobes (decaptaram uma rainha) a midia caiu matando e dizem agora que o poder subiu a cabeça do homem.
Aqui o presidente pode se reeleger, mas ninguém esta discutindo a reeleiçao ainda. No Brasil o Lula mal foi reeleito e ja estavam falando de sucessor. Não escutei comentarios sobre reeleição mas a impressão que tenho é que se ela acontecesse hoje, ele não levaria. Da minha parte, votaria nele se pudesse pois ele tem acima de tudo a intenção de modernizar o pais, que apesar de ser um dos mais ricos do mundo, esta levando uma surra de seus vizinhos alemães e ingleses quando o negocio é produtividade e desenvolvimento economico e boa parte deste atraso se deve a uma ditadura existente aqui na França, a Ditadura dos sindicatos e Sarko tem muitos inimigos em função de questionar o status quo destas intituiçoes na França.
Vamos ver as cenas dos proximos capitulos para saber se seus estilo autêntico deu certo ou não e so saberemos isso daqui a alguns anos, nas eleições.
Au revoir.